Siga-me

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Navegadores antigos tinham uma fra­se gloriosa.... - Fernando Pessoa


Poema de Fernando Pessoa

"Navegadores antigos tinham uma fra­se gloriosa: 'Navegar é preciso; viver não é preciso'. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida, nem em gozá–la penso. Só quero torná–la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo (e a minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná–la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como a minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade."
Fernando Pessoa